Soluções em Comunicação para um
Futuro mais Inteligente

Acesse sua conta  Usuário:  Senha:

S.O.S. SMS - Sistema de Transmissão de Mensagens de Emergência

Mensagens SMS emergenciais enviadas através de simples palavras-chave.

Numa situação de emergência, notificar um grande número de pessoas sobre um perigo iminente é normalmente uma preocupação primordial. O sistema de Transmissão de Mensagens de Emergência da TraiTel pode ser acionado quando é preciso enviar uma mensagem SMS para todas as pessoas potencialmente afetadas por uma situação alarmante.

Conceito

O sistema SOS da TraiTel é uma forma de transmitir uma mensagem SMS de emergência para números pré determinados, começando a transmissão por um celular inicial.

O sistema possui três componentes principais:

  • Os celulares iniciais

    Esses são os números de celular pré registrados no sistema, que irão iniciar a transmissão
  • Os modelos de mensagens

    A mensagem a ser enviada em um determinado evento
  • A lista para transmissão

    Os números de celular que irão receber a mensagem

 

Palavras-chave

São fornecidas palavras-chave para os modelos das mensagens, que serão utilizadas para iniciar a transmissão. Por exemplo, uma mensagem para evacuar o prédio poderia ter como palavra-chave: evac, evacuar, ou simplesmente e. A palavra-chave para uma mensagem sobre incêndio poderia ser fogo.

Também são fornecidas palavras-chave para as listas de transmissão, com base em quem está nessa lista. Por exemplo, você poderia ter uma lista com os contatos de todos os alunos e funcionários, então a palavra-chave para essa lista poderia ser todos. A palavra-chave para uma lista de todos os funcionários poderia ser funcionários ou func e uma lista relacionada a um departamento em particular poderia ter uma palavra-chave com base na atividade desse departamento, como mat (matemática).

Acionando a transmissão

Para acionar uma transmissão, a pessoa deverá ter seu número de celular cadastrado no sistema SOS da TraiTel (como um celular inicial) e assim, poderá enviar uma SMS para o número de emergência que foi fornecido a ela quando se inscreveu neste serviço.

A mensagem deverá conter as palavras-chave referentes à mensagem a ser enviada e à lista de transmissão que contém os contatos de quem receberá a mensagem. Então, se a pessoa deseja enviar uma mensagem sobre um incêndio para todos os funcionários e alunos (como os exemplos acima), a pessoa deverá enviar a mensagem fogo todos.

A transmissão em si

O sistema SOS da TraiTel recebe a mensagem para iniciar a transmissão, verifica se o celular que enviou a mensagem está registrado como um celular inicial e então, as palavras-chave são associadas à respectiva mensagem e lista de transmissão, determinando assim o conteúdo da mensagem e para qual lista de celulares essa mensagem deverá ser enviada. No exemplo que citamos acima, a mensagem sobre um incêndio seria enviada para todos os números incluídos na lista de funcionários e alunos.

Transmitindo as mensagens

Para iniciar a transmissão da mensagem que diz para as pessoas do departamento de matemática evacuar o prédio, eu envio as palavras evac mat para o número 5511987654322 (nesse exemplo, o número que foi fornecido à mim quando registrei meu celular é de São Paulo/SP, contendo um dígito a mais).

Capacidade do Sistema

Não há limite para o número de listas de transmissão que podem ser armazenadas em uma conta e da mesma forma não há limite para a quantidade de números de celulares que essas listas podem conter.

Pode haver vários números registrados como celulares iniciais e múltiplas palavras-chave para cada modelo de mensagem.

Preço

O serviço SOS custa R$11,95 por mês e as mensagens SMS continuam com o mesmo preço baixo de 9 centavos cada.